Pular para o conteúdo principal

Nossos rumos

Os questionamento são vários...

Os valores que pagamos são altos, mas o sistema segue, alheio ás nossas queixas, às nossas necessidades, ao nosso presente e ao futuro. Não tenho a intenção de propor uma revolução, a nova queda da Bastilha ou equivalente, apenas algumas reflexões pessoais.

O fato é que, de fato, não sabemos muito sobre os reais fatos, pois, em nossa invigilância, trocamos anos de serviço, muitas vezes entediante, pela segurança de uma miséria mensal; trocamos sonhos por promessas vazias; trocamos a saúde do presente, por milagres futuros; trocamos o melhor de nossas vidas, por quase nada...

Questiono o caminho que nos foi definido. Em algum lugar no passado alguém parece que fez a curva equivocada, a escolha impensada, assumiu a postura errada e nos perdemos por um atalho desviante.

Ouço pessoas reclamando das dívidas, das contas, da falta de tempo, do excesso de trabalho, do cansaço, de dores (muito mais da alma do que do corpo)... E esse é um cotidiano insalubre, improdutivo e desumano. Contudo, noto que as pessoas parecem despreparadas para retomar ou buscar um novo caminho, com medo de abandonar o caminho do sistema que, por acaso, já as abandonou.

Tudo que nos iguala é o tempo. Cotidianamente, o meu, o seu e o do Bill Gates, são exatamente iguais, mas alguns compram o tempo dos outros, delegando tarefas que lhes garantem mais tempo e/ou diminuam o tempo total de outros. Sim, o tempo é o mesmo, mas alguns tocam o piano, enquanto outros carregam-no e outros, ainda, apenas ouvem enquanto comem, bebem, riem e negociam o tempo de outros.

Hoje, sabemos que doamos tempo, que doamos dados pessoais, de costumes, de preferências, desejos, metas e estilos de vida, para as redes sociais, as quais nos retribuem com o resultado "maquiado" de terceiros (nós), como atrativos, para que ajamos conforme suas intensões e, ainda assim, cientes de tudo isso, continuamos e compramos, vendemos, expomo-nos, ridicularizamo-nos, mas, acima de tudo, fortalecemos o sistema.

Deve haver alguma frase famosa, de alguma celebridade qualquer, que diga algo que resuma o meu pensamento, mas essas pessoas, sempre, parecem tão especiais e distantes, sempre inatingíveis, incomparáveis e superiores que nem serve-nos de parâmetro ou referência, por isso lemos frases de famosos(as), fazemos um "Ahhhhhhhhhh Que máximo!!!" e rolamos a tela, clicamos no link, viramos a página e a vida estagnada segue na mesmice. Por isso, chega de frases! Comece hoje e faça a sua história e deixe as suas frases. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mundo ágil

No mundo dos negócios, a necessidade de adaptação rápida e entrega de valor consistente tornou-se crucial. As metodologias ágeis emergiram como uma resposta a esses desafios, ajudando empresas a lidar com a complexidade e a incerteza de mercados dinâmicos. Originalmente criadas para o setor de tecnologia, essas práticas provaram ser úteis em uma variedade de indústrias e são hoje sinônimo de produtividade e inovação. O Que São Metodologias Ágeis? As metodologias ágeis são abordagens de gestão e desenvolvimento baseadas na flexibilidade, colaboração e entrega incremental de valor. Surgiram em 2001 com o Manifesto Ágil , que estabeleceu valores como: Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas; Software funcional acima de documentação extensiva; Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos; Resposta a mudanças acima de seguir um plano. Principais Exemplos de Metodologias Ágeis Scrum : Focado em entregas curtas e frequentes, chamadas sprints, com reuniões diári...

A importância do lazer para o bem-estar mental

Já dizia o sábio Charlie Chaplin: “Um dia sem rir é um dia desperdiçado.” Agora, imagine passar dias e dias sem rir, relaxar ou fazer algo só porque você gosta. O resultado? Estresse, cansaço e aquela sensação de que a vida virou uma eterna segunda-feira. O lazer não é só um luxo ou um capricho – é uma necessidade básica para manter a mente saudável e o coração leve. Afinal, o que seria da nossa saúde mental sem aquela pausa estratégica para dar uma volta, assistir um filme ou simplesmente não fazer nada? É como tentar dirigir um carro sem gasolina: impossível ir longe sem parar para abastecer. Por que o lazer é tão importante? Reduz o estresse Atividades prazerosas ajudam a dar um tempo no caos do dia a dia. Seja assistir uma série, praticar um hobby ou até cochilar, esses momentos diminuem a tensão e aliviam a ansiedade. Lazer é como um detox para a mente, limpando os pensamentos e abrindo espaço para a calma. Estimula a criatividade Sabe aquele ditado “mente vazia, oficina do diabo”...

Mobilidade sustentável

No trânsito da vida, tem dia que parece que o engarrafamento vai engolir a gente. Mas, se o caos das ruas já é inevitável, que tal pelo menos pensar em formas mais sustentáveis de se locomover? Mobilidade urbana sustentável não é só papo de quem quer salvar o mundo – é também sobre melhorar o dia a dia e até o humor (sim, isso é possível!). Vamos descobrir como adotar práticas que ajudam o meio ambiente e a sua sanidade? Pedale como se não houvesse amanhã (mas com capacete) A bicicleta é a verdadeira heroína da mobilidade sustentável. Não polui, faz bem para a saúde e, dependendo da rota, pode até ser mais rápida que o carro. Sem falar que você economiza na academia – pedalar no trânsito vira um treino completo. E se sua cidade tem ciclovias, aproveite! Caminhar também é um transporte Às vezes, a solução está nos seus próprios pés. Para trajetos curtos, vá andando. Além de ser gratuito, caminhar te conecta com a cidade de um jeito único. Dá até para reparar na arquitetura, no nome das ...